Fundamentos epistemológicos da ciência do Direito em Tércio Sampaio Ferraz Júnior: a questão da cientificidade do modelo de decidibilidade
DOI:
https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v10i14.p170-191.2012Palavras-chave:
Conhecimento Jurídico, Metodologia Jurídica, Ciência do Direito, Ciência Jurídica, Teoria da decisão jurídica, Dogmática jurídica, Zetética Jurídica, Tércio Sampaio Ferraz JúniorResumo
O artigo tem por objeto o estudo da concepção de Ciência do Direito de Tércio Sampaio Ferraz Júnior e sua contribuição para a constituição de um modelo de pesquisa científica do Direito que permita o efetivo avanço do conhecimento jurídico. O texto está estruturado de forma a incluir a abordagem do que é considerado ciência para esse autor e do critério de demarcação utilizado para identificar a Ciência Jurídica, a descrição dos modelos de Ciência do Direito por ele trabalhados – as concepções de dogmática analítica, hermenêutica e empírica – e a realização, ao final, a análise da proposta do autor estudado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
A submissão de artigo à apreciação da Equipe Editorial da Revista Opinião Jurídica implica, por este mesmo ato, a cessão, por parte do(s) autor(ES), para o Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS, da referida OBRA para fins de reprodução, divulgação, distribuição, impressão, publicação e disponibilização, em qualquer forma ou meio que exista ou venha a existir, nos termos do art. 49 e os seguintes da Lei 9.610/98.
Parágrafo Primeiro. A cessão, objeto deste Termo, é feita a título não exclusivo e gratuito, abrangendo a totalidade da OBRA.
Parágrafo Segundo. A UNICHRISTUS poderá disponibilizar, para fins didáticos, a OBRA no todo ou em partes, vedada a alteração de seu conteúdo textual, ressalvadas correções e formatações que se fizerem necessárias.
Parágrafo Terceiro. A cessão é válida em quaisquer países, em língua portuguesa ou tradução, a critério da UNICHRISTUS.
DAS RESPONSABILIDADES
Ao submeter(em) artigo de sua lavra, o autor (e co-autores, se houver) assume(m), por este ato, a responsabilidade exclusiva pela integralidade do conteúdo da obra de sua autoria. Dessa forma, quaisquer medidas judiciais ou extrajudiciais concernentes ao seu conteúdo serão de sua inteira responsabilidade.
Parágrafo único. Em caso de pluralidade de autores, considera-se solidária a responsabilidade, ressalvadas as provas em contrário.