Processo de Avaliação pelos Pares

A fim de garantir o padrão de excelência na qualidade do periódico, os artigos enviados à Revista Opinião Jurídica são submetidos a um exame prévio, realizado pela Equipe Editorial, com o auxílio da Comissão Editorial (desk review), para fins de verificação do potencial de impacto, atendimento às linhas de pesquisa, compatibilidade entre os artigos submetidos e o perfil da revista, controle geral de qualidade, normas de padronização etc. Superada essa primeira fase, o artigo é submetido ao sistema de dupla avaliação cega (double blind review).

Entende-se por dupla avaliação cega que toda menção à autoria dos artigos recebidos é suprimida e eles são, então, remetidos anonimamente para revisores doutores especializados, a fim de opinarem pela recomendação, ou não, de sua publicação. O nome dos avaliadores também não é comunicado aos autores.

Todos os trabalhos avaliados deverão ser tratados de maneira estritamente confidencial. Todas as considerações e julgamentos durante o processo de avaliação por pares deverão ser objetivos, justos, honestos e imparciais, considerando os pontos fortes e as fraquezas do manuscrito. Ao fazerem suas considerações, os revisores poderão, ainda, sugerir obras relevantes que não foram citadas no trabalho.

Os revisores recomendarão que o manuscrito seja aceito, revisado ou rejeitado de forma congruente com os critérios e comentários da avaliação. Em caso de controvérsia entre os avaliadores, a equipe editorial poderá optar entre rejeitar o trabalho ou submetê-lo a um terceiro avaliador.

A Equipe Editorial reserva-se o direito de decidir pela reprovação de um manuscrito, se, na presença de um único parecer, considerar eloquentes o bastante as razões de rejeição. No entanto, para efeito de aprovação, serão necessários dois pareceres externos favoráveis.

Os critérios utilizados no formulário de avaliação são os seguintes:

a) Se o conteúdo do artigo é inovador e/ou implica um acréscimo ou avanço no tema abordado;

b) Se foi traçada uma problematização clara acerca do tema proposto;

c) Se o título está adequado ao conteúdo do artigo;

d) Se o título se mostra atraente ao leitor;

e) Se o resumo e as palavras-chave correspondem fielmente ao conteúdo;

f) Se o artigo tem título, sumário, resumo, palavras-chave, title, abstract, keywords, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências;

g) Se estão claros os objetivos;

h) Se a metodologia empregada é adequada aos objetivos perseguidos e quais os métodos implementados na pesquisa;

i) Se o artigo consegue atingir, de forma adequada, os objetivos aos quais se propôs;

j) Se raciocínio desenvolvido tem sequência lógica e estruturação;

k) Se a escrita do artigo é clara, precisa e capta a atenção do leitor;

l) Se a qualidade do referencial teórico utilizado é compatível com o nível de pós-graduação;

Os possíveis resultados do processo de avaliação são os seguintes:

a) Artigo sem restrições de conteúdo científico: é recomendado pelos pareceristas externos e pode ser aceito para publicação pela equipe editorial.

b) Artigo com restrições: é recomendado com ressalvas pelos pareceristas externos, podendo ser aceito pela equipe editorial mediante revisão do autor ou ser submetido para nova avaliação por pareceristas externos.

c) Artigo com relevantes restrições de conteúdo: não é aceito para publicação.

  1. O processo de avaliação costuma levar de 3 a 6 meses.
  2. O índice de rejeição de artigos no ano de 2023 foi de 80%.

Excepcionalmente, poderá haver convites para publicação, que serão formulados exclusivamente pela editoria da revista. Eventuais resenhas e traduções serão avaliadas e selecionadas pela Equipe Editorial do periódico.

Todo o processo de avaliação será pautado nas Diretrizes de Ética e Boas Práticas da Revista Opinião Jurídica, com base nas recomendações da Web of Science, da Elsevier e dos Princípios sobre Transparência e Melhores Práticas em Publicações Acadêmicas do COPE, bem como segundo os deveres éticos indicados aos autores, avaliadores, editores e Editora.

O contato com a Equipe Editorial da Revista Opinião Jurídica deverá ser feito preferencialmente pelo e-mail: opiniaojuridica01@unichristus.edu.br, concomitantemente com o e-mail: secretaria.oj@unichristus.edu.br. Ou ainda, pelo endereço: Revista Opinião Jurídica – UNICHRISTUS. Avenida Dom Luís, 911, 10 andar. Campus Dom Luís. Meireles - Fortaleza- Ceará - Brasil. CEP: 60.160-196.