A agonia de um modelo de Estado
DOI:
https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v4i7.p96-110.2006Palavras-chave:
Estado, Poder, Democracia, Crise, Constituição, Economia, DesigualdadesResumo
Vivemos em um Estado Democrático de Direito, que tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, e o pluralismo político. Sua ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna. Muitos aspectos de tais direitos, aparentemente, ainda não saíram do plano das intenções do legislador constituinte originário. A má distribuição da riqueza nacional, fruto de uma política econômica questionável, mantém baixo o índice de crescimento (com desenvolvimento) do Brasil, sem conseguir absorver toda a mão-de-obra que anualmente é lançada no mercado. Nem a adoção de programas sociais como o Bolsa-Família, nem os benefícios fortemente subsidiados pagos pela Previdência Social têm conseguido amenizar as tensões sociais, agravando a crise que aparentemente harmoniza o binômio ‘corrupção versus impunidade’. A salvação da democracia brasileira “é mais democracia, não menos democracia”, com educação de igual qualidade para todos, e com a adoção do exercício de direitos próprios da democracia direta no sistema representativo, através da democracia participativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
A submissão de artigo à apreciação da Equipe Editorial da Revista Opinião Jurídica implica, por este mesmo ato, a cessão, por parte do(s) autor(ES), para o Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS, da referida OBRA para fins de reprodução, divulgação, distribuição, impressão, publicação e disponibilização, em qualquer forma ou meio que exista ou venha a existir, nos termos do art. 49 e os seguintes da Lei 9.610/98.
Parágrafo Primeiro. A cessão, objeto deste Termo, é feita a título não exclusivo e gratuito, abrangendo a totalidade da OBRA.
Parágrafo Segundo. A UNICHRISTUS poderá disponibilizar, para fins didáticos, a OBRA no todo ou em partes, vedada a alteração de seu conteúdo textual, ressalvadas correções e formatações que se fizerem necessárias.
Parágrafo Terceiro. A cessão é válida em quaisquer países, em língua portuguesa ou tradução, a critério da UNICHRISTUS.
DAS RESPONSABILIDADES
Ao submeter(em) artigo de sua lavra, o autor (e co-autores, se houver) assume(m), por este ato, a responsabilidade exclusiva pela integralidade do conteúdo da obra de sua autoria. Dessa forma, quaisquer medidas judiciais ou extrajudiciais concernentes ao seu conteúdo serão de sua inteira responsabilidade.
Parágrafo único. Em caso de pluralidade de autores, considera-se solidária a responsabilidade, ressalvadas as provas em contrário.