A SOLIDARIEDADE COMO FUNDAMENTO PARA O ENFRENTAMENTO DO COVID-19 NA UNIÃO EUROPEIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v18i29.p77-97.2020

Palavras-chave:

União Europeia, Solidariedade, Sistema de proteção civil, COVID-19

Resumo

Objetivo: O presente artigo busca estabelecer como os procedimentos e normas estabelecidos pela União Europeia foram determinados diante da crise gerada pela propagação rápida de uma pandemia, tendo a solidariedade como fundamento da própria existência do espaço europeu integrado.

Metodologia: O trabalho foi estabelecido a partir da análise do arcabouço institucional e legal da União Europeia, desde o pedido de auxílio feito pela Itália em fevereiro de 2020, delimitando-se, a partir, deste recorte temporal, as medidas utilizadas pela União para mitigar os efeitos da crise. A partir de uma metodologia histórica e dedutiva o conteúdo das premissas foi especificado, a partir de um binômio correto/incorreto, válido/inválido, real/fictício, não havendo níveis definitivos de conclusão.

Resultados: Com uma linha do tempo específica, concluiu-se que apesar de contar com instrumentos específicos, tais não foram suficientes para evitar a rápida disseminação e contágio gerado pelo COVID-19.

Contribuições: As duas principais contribuições desta pesquisa foram de demonstrar a necessidade de incremento aos mecanismos de proteção civil europeu, evitando que as decisões sejam tomadas com “atraso” e sem apresentar soluções efetivas, assim como reforçar o dever de solidariedade como parâmetro para ações concretas que venham a especificar em que medida cada Estado pode cooperar com os demais, sempre sob o manto da União Europeia. Vale mencionar que a escolha pela análise da União Europeia se deve ao fato desta representar um referencial de integração cooperativa e dialógica, num espaço de auxílio e cooperação mútuos que poderia servir como modelo para outras regiões.

 

Biografia do Autor

Jamile Bergamaschine Mata Diz, Fundação Universidade de Itaúna (FUIT) - Itaúna, MG / Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutora em Direito Público/Direito Comunitário pela Universidad Alcalá de Henares - Madrid. Mestre em Direito pela UAH, Madrid Master en Instituciones y Políticas de la UE - UCJC/Madrid. Coordenadora do Centro de Excelência Europeu Jean Monnet UFMG. Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da ESDHC. Coordenadora e professora do PPGD da Universidade de Itaúna. Coordenadora da Rede de Pesquisa “Integração, Estado e Governança”. Belo Horizonte - MG - BR. E-mail: <jmatadiz@yahoo.com.br>

Elizabeth Accioly Rodrigues Costa, Universidade Europeia de Lisboa.

Doutora em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Europeia
de Lisboa. Advogada no Brasil e em Portugal. Lisboa, Portugal.

Alice Rocha da Silva, Centro Universitário de Brasília

Doutora em Direito Internacional Economico pela Universite Aix- -Marseille III. Mestre em Direito das Relacoes Internacionais pelo UniCEUB. Graduada em Direito pelo UniCEUB e em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Email: rochaalice@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2020-09-04

Como Citar

DIZ, Jamile Bergamaschine Mata; COSTA, Elizabeth Accioly Rodrigues; SILVA, Alice Rocha da. A SOLIDARIEDADE COMO FUNDAMENTO PARA O ENFRENTAMENTO DO COVID-19 NA UNIÃO EUROPEIA. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), Fortaleza, v. 18, n. 29, p. 77–97, 2020. DOI: 10.12662/2447-6641oj.v18i29.p77-97.2020. Disponível em: https://unichristus.emnuvens.com.br/opiniaojuridica/article/view/3208. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais