A (DES)CONFIANÇA DOS BRASILEIROS NA DEMOCRACIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v18i27.p170-191.2020

Palabras clave:

Democracia brasileira, Apoio à democracia, Institucionalização democrática, Crise da democracia liberal

Resumen

O artigo tem o objetivo de fazer uma análise do estado da democracia brasileira a partir de dados longitudinais do Consórcio Latinobarômetro, da Pesquisa Mundial de Valores (WVS), das Variedades de Democracia (V-Dem) e do mais recente Estado Global da Democracia do Instituto para a Democracia e a Assistência Eleitoral (IDEA). O trabalho, portanto, tem dois enfoques: o apoio de massas e o apoio institucional. O argumento central deste artigo é que a democracia brasileira tem apresentado uma queda consistente e constante no apoio de massas nos últimos anos, como também tem perdido terreno em sua dimensão institucional. Dessa forma, o problema que orienta este trabalho é delimitado pela seguinte questão: poderá a democracia brasileira sobreviver apenas sob uma fachada eleitoral, dados os sinais de agravamento em seu estado representados pela queda consistente e constante, não somente do apoio de massas, mas também do apoio às regras de competição, começando a ser menos assistidas e respeitadas pela elite política? Os resultados não são nada promissores para a democracia brasileira, principalmente quando colocados sob a análise de um quadro mais amplo de crise do modelo liberal de democracia pelo mundo, particularmente, pelo latino-americano e pelo brasileiro. A verificação dos dados reforça a máxima de que a democracia requer vigilância constante e de que os seus valores que vêm sendo transmitidos para as futuras gerações são tão importantes quanto uma arquitetura democrática mínima.

Biografía del autor/a

Fábio Hoffmann

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Bacharel em Ciência Política pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Scarleth Duarte, Universidade Feevale

Bolsista de Iniciação Científica no grupo de pesquisa sobre Metropolização e Desenvolvimento Regional da Universidade Feevale.

Publicado

2020-04-14

Cómo citar

SANTOS, Everton Rodrigo; HOFFMANN, Fábio; DUARTE, Scarleth. A (DES)CONFIANÇA DOS BRASILEIROS NA DEMOCRACIA. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), Fortaleza, v. 18, n. 27, p. 170–191, 2020. DOI: 10.12662/2447-6641oj.v18i27.p170-191.2020. Disponível em: https://unichristus.emnuvens.com.br/opiniaojuridica/article/view/2455. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais