Entrevista com Martônio Mont’ Alverne Barreto Lima
DOI:
https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v8i12.p346-354.2010Resumo
Martônio Mont’Alverne Barreto Lima é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (1988), Mestre em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (1993), Doutor e Pós-Doutor em Direito pela Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt am Main(1998 e 2004). Seu estudos pós-doutorais foram feitos sob orientação da Professora Doutora Ingeborg Maus. É Professor universitário desde 1989. Ao lado dessa substanciosa e ilustrada carreira acadêmica, ocupa, por concurso, o cargo de procurador do município de Fortaleza, estando à frente dessa instituição de advocacia pública, desde 2006, na qualidade de Procurador Geral. O entrevistado recebeu Opinião Jurídica em seu gabinete na PGM, numa ensolarada manhã de quarta-feira, durante intervalo de sua agenda profissional. Intelectual sério e democrata, com pensamentos profundos e sempre relacionados com o concreto, com o mundo real em que estamos inseridos, Professor Martônio teceu considerações sobre o Estado e o concerto institucional de seus Poderes, Democracia, Política e Direito, protagonismo judicial, comissões da verdade, Karl Marx, Arte, música e literatura.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
A submissão de artigo à apreciação da Equipe Editorial da Revista Opinião Jurídica implica, por este mesmo ato, a cessão, por parte do(s) autor(ES), para o Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS, da referida OBRA para fins de reprodução, divulgação, distribuição, impressão, publicação e disponibilização, em qualquer forma ou meio que exista ou venha a existir, nos termos do art. 49 e os seguintes da Lei 9.610/98.
Parágrafo Primeiro. A cessão, objeto deste Termo, é feita a título não exclusivo e gratuito, abrangendo a totalidade da OBRA.
Parágrafo Segundo. A UNICHRISTUS poderá disponibilizar, para fins didáticos, a OBRA no todo ou em partes, vedada a alteração de seu conteúdo textual, ressalvadas correções e formatações que se fizerem necessárias.
Parágrafo Terceiro. A cessão é válida em quaisquer países, em língua portuguesa ou tradução, a critério da UNICHRISTUS.
DAS RESPONSABILIDADES
Ao submeter(em) artigo de sua lavra, o autor (e co-autores, se houver) assume(m), por este ato, a responsabilidade exclusiva pela integralidade do conteúdo da obra de sua autoria. Dessa forma, quaisquer medidas judiciais ou extrajudiciais concernentes ao seu conteúdo serão de sua inteira responsabilidade.
Parágrafo único. Em caso de pluralidade de autores, considera-se solidária a responsabilidade, ressalvadas as provas em contrário.