Elementos para a construção de um pensamento juridico crítico na America Latina
DOI:
https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v5i9.p51-83.2007Palavras-chave:
Cultura latino-americana, Libertação, Exterioridade do Outro, Filosofia da Política e do Direito na América LatinaResumo
A história dos países da América Latina tem em comum uma mescla de estruturas culturais assimiladas por seus colonizadores – europeus e norte-americanos - o que leva a interrogar sobre uma cultura autenticamente latino-americana. Há também em comum o sentimento de injustiça, exclusão e exploração de direitos que caracterizam a dominação interna e a submissão externa. Por outro lado, é também uma história escrita por homens e mulheres que resistiram, chegando até a darem suas vidas no combate aos usurpadores de suas riquezas, o que ajudou a fortalecer sua autonomia cultural. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é fazer reflexões acerca dos elementos fundantes da cultura da América Latina e a partir da própria realidade histórico-social latino-americana, considerando ainda os princípios da “vida humana” negada, da “crítica” e da “libertação”, pensar em uma nova Filosofia da Política e do Direito construída na perspectiva de uma legalidade libertadora como a legitimação da exterioridade do Outro, da Justiça e dos direitos à vida com dignidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
A submissão de artigo à apreciação da Equipe Editorial da Revista Opinião Jurídica implica, por este mesmo ato, a cessão, por parte do(s) autor(ES), para o Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS, da referida OBRA para fins de reprodução, divulgação, distribuição, impressão, publicação e disponibilização, em qualquer forma ou meio que exista ou venha a existir, nos termos do art. 49 e os seguintes da Lei 9.610/98.
Parágrafo Primeiro. A cessão, objeto deste Termo, é feita a título não exclusivo e gratuito, abrangendo a totalidade da OBRA.
Parágrafo Segundo. A UNICHRISTUS poderá disponibilizar, para fins didáticos, a OBRA no todo ou em partes, vedada a alteração de seu conteúdo textual, ressalvadas correções e formatações que se fizerem necessárias.
Parágrafo Terceiro. A cessão é válida em quaisquer países, em língua portuguesa ou tradução, a critério da UNICHRISTUS.
DAS RESPONSABILIDADES
Ao submeter(em) artigo de sua lavra, o autor (e co-autores, se houver) assume(m), por este ato, a responsabilidade exclusiva pela integralidade do conteúdo da obra de sua autoria. Dessa forma, quaisquer medidas judiciais ou extrajudiciais concernentes ao seu conteúdo serão de sua inteira responsabilidade.
Parágrafo único. Em caso de pluralidade de autores, considera-se solidária a responsabilidade, ressalvadas as provas em contrário.