Estilos de aprendizagem de estudantes dos cursos de Administração e Secretariado Executivo

Autores/as

  • Alan Carlos Franco Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Thales Batista de Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA https://orcid.org/0000-0002-2338-0451
  • Cibelle da Silva Santiago Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v14i1.p138-154.2025

Palabras clave:

estilos de aprendizagem, administração pública, secretariado executivo

Resumen

O objetivo da pesquisa é identificar os estilos de aprendizagem dos estudantes dos cursos de Administração e Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) balizado pelo inventário ancorado por Kolb (1984). No tocante à metodologia, caracteriza-se como abordagem quantitativa e a análise dos dados por meio da estatística descritiva. Os sujeitos são os estudantes matriculados nos dois últimos períodos dos referidos cursos, em que o universo é de 49 respondentes, e a amostra foi de 34, sendo 20 de administração e 14 de secretariado executivo. Os resultados revelam que o estilo predominante nos estudantes da pesquisa foi o convergente, que é caracterizado pelo pragmatismo no aprendizado. Conclui-se que é importante conhecer os estilos dos estudantes para planejar melhor a ação docente bem como repensar o fomento mais diversificado dos estilos de aprendizagem em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alan Carlos Franco Costa, Universidade Federal da Paraíba

Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/Campus IV).  João Pessoa - PB - BR.

Thales Batista de Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutor em Administração (PPGA/UFPB). Professor Associado I do DCSA/CCAE/UFPB. João Pessoa - PB - BR.

Cibelle da Silva Santiago, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPB. Docente DCSA/CCAE/UFPB. João Pessoa - PB - BR.

Publicado

2025-02-04

Cómo citar

COSTA, Alan Carlos Franco; LIMA, Thales Batista de; SANTIAGO, Cibelle da Silva. Estilos de aprendizagem de estudantes dos cursos de Administração e Secretariado Executivo . Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 138–154, 2025. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v14i1.p138-154.2025. Disponível em: https://unichristus.emnuvens.com.br/gestao/article/view/5101. Acesso em: 9 jun. 2025.

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a