Uma análise conceitual da dignidade como fundamento dos direitos humanos e sua invocação em decisões do STF e da CIDH

Autores

  • Rafael Seixas Santos UniCEUB (Centro Universitário de Brasília); IESB (Instituto de Educação Superior de Brasília)
  • Marcelo Dias Varella UniCEUB (Centro Universitário de Brasília).

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v14i19.p171-194.2016

Palavras-chave:

Dignidade, Fundamento, Direitos Humanos, STF, CIDH

Resumo

O princípio da dignidade da pessoa humana tem funcionado como fundamento dos Direitos Humanos de modo recorrente em Instituições de relevo nas sociedades democráticas, a exemplo do Supremo Tribunal Federal (STF), no Brasil, e da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Avaliar como a dignidade pode justificar a aplicação dos Direitos Humanos, inclusive apresentando algumas decisões dessas Cortes, como propõe este texto, contribui para tecer uma fundamentação abrangente a fim de reforçar o emprego da expressão nas diversas esferas sociais. Assim, por meio de uma construção teórica do conceito operacional “dignidade fundamentando Direitos Humanos” e da verificação de seu posicionamento em algumas decisões desses Tribunais, verifica-se a validade e a eficácia do emprego do fundamento. Ainda há amplo campo fértil para o aperfeiçoamento conceitual e para a definição de paradigmas de emprego do fundamento.

Biografia do Autor

Rafael Seixas Santos, UniCEUB (Centro Universitário de Brasília); IESB (Instituto de Educação Superior de Brasília)

Professor do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Discente vinculado ao Programa de Mestrado do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Marcelo Dias Varella, UniCEUB (Centro Universitário de Brasília).

Doutor em Direito pela Universidade de Paris, Panthéon-Sorbonne (2002). Livre-docente em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2013). Pós-Doutorado em Direito nas Universidades da California, em Berkeley; George Washington; e Georgetown (2011 e 2012). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do Centro Universitário de Brasília.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

SANTOS, Rafael Seixas; VARELLA, Marcelo Dias. Uma análise conceitual da dignidade como fundamento dos direitos humanos e sua invocação em decisões do STF e da CIDH. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), Fortaleza, v. 14, n. 19, p. 171–194, 2016. DOI: 10.12662/2447-6641oj.v14i19.p171-194.2016. Disponível em: https://unichristus.emnuvens.com.br/opiniaojuridica/article/view/996. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

PRIMEIRA PARTE - DOUTRINA NACIONAL