Atividade artística para avaliar o consumo alimentar e os conhecimentos de nutrição em crianças com excesso de peso
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i4.2367.p364-373.2019Palavras-chave:
Lúdico, Educação alimentar e nutricional, Obesidade.Resumo
Objetivo: avaliar o consumo alimentar e os conhecimentos em nutrição por meio de atividades artísticas, em crianças com excesso de peso antes e depois de atividades de educação alimentar e nutricional. Métodos: utilizaram-se algumas atividades de educação alimentar e nutricional como uma gincana para avaliar os órgãos dos sentidos, a pirâmide alimentar e um semáforo, bem como a montagem artística de dois pratos referentes a uma refeição. Analisaram-se os dados da gincana pelo Teste do χ2 a 5% de significância. Resultados: o feijão foi o único alimento que apresentou diferença estatística (p<0,05) em relação ao tato. Todos os avaliados colocaram os alimentos corretamente na pirâmide alimentar, e, na prova do semáforo, os meninos apresentaram mais acertos. O feijão permaneceu no prato de todos os participantes depois das atividades trabalhadas, havendo a retirada do arroz pelas crianças obesas e os meninos com sobrepeso. Em alguns pratos, houve a retirada das carnes, dos ovos, das frutas e hortaliças, e outros permaneceram com os alimentos ricos em óleos e gorduras, açúcares e doces. Conclusão: as atividades de educação alimentar e nutricional melhoraram a percepção quanto à alimentação, e, consequentemente, o consumo alimentar expresso por meio da atividade artística, fazendo-se necessárias outras ações para trabalhar a ingestão de açúcares e doces, óleos e gorduras e refrigerantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Caroline Andrade Vinhal, Luciane Cristina de Oliveira Lisboa, Michele Cristina Faria Gontijo, Martha Elisa Ferreira de Almeida

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.