Atividade artística para avaliar o consumo alimentar e os conhecimentos de nutrição em crianças com excesso de peso
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i4.2367.p364-373.2019Palabras clave:
Lúdico, Educação alimentar e nutricional, Obesidade.Resumen
Objetivo: avaliar o consumo alimentar e os conhecimentos em nutrição por meio de atividades artísticas, em crianças com excesso de peso antes e depois de atividades de educação alimentar e nutricional. Métodos: utilizaram-se algumas atividades de educação alimentar e nutricional como uma gincana para avaliar os órgãos dos sentidos, a pirâmide alimentar e um semáforo, bem como a montagem artística de dois pratos referentes a uma refeição. Analisaram-se os dados da gincana pelo Teste do χ2 a 5% de significância. Resultados: o feijão foi o único alimento que apresentou diferença estatística (p<0,05) em relação ao tato. Todos os avaliados colocaram os alimentos corretamente na pirâmide alimentar, e, na prova do semáforo, os meninos apresentaram mais acertos. O feijão permaneceu no prato de todos os participantes depois das atividades trabalhadas, havendo a retirada do arroz pelas crianças obesas e os meninos com sobrepeso. Em alguns pratos, houve a retirada das carnes, dos ovos, das frutas e hortaliças, e outros permaneceram com os alimentos ricos em óleos e gorduras, açúcares e doces. Conclusão: as atividades de educação alimentar e nutricional melhoraram a percepção quanto à alimentação, e, consequentemente, o consumo alimentar expresso por meio da atividade artística, fazendo-se necessárias outras ações para trabalhar a ingestão de açúcares e doces, óleos e gorduras e refrigerantes.
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Derechos de autor 2019 Journal of Health and Biological Sciences

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