A perspectiva da mulher sobre a realização e o acesso ao exame citopatológico em uma Estratégia Saúde da Família de um município do norte de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v12i1.5481.p1-6.2024Palabras clave:
saúde da mulher, teste de papanicolaou, atenção primária à saúde, estratégias nacionais de saúdeResumen
Objetivo: investigar a perspectiva da mulher sobre a realização e o acesso ao exame citopatológico em uma Estratégia Saúde da Família em um município do norte de Minas Gerais. Método: trata-se de um estudo descritivo, qualitativo realizado com 12 mulheres com idade entre 25 e 58 anos. Os dados foram coletados entre agosto e setembro de 2023 por meio de uma entrevista semiestruturada e analisados mediante Análise Temática. Resultados: indicaram que as mulheres realizam o exame citopatológico anualmente e têm como motivação a prevenção de doenças, como o câncer de colo do útero, a fim de se permitir ter um tratamento precoce. Foram apontados como dificuldades para realizar o exame preventivo a vergonha e o receio quanto à realização do procedimento com um profissional do sexo masculino e o agendamento da consulta ginecológica para realizar o procedimento. Apesar das dificuldades, as mulheres reconhecem a importância do exame e da necessidade de explicar sobre o exame antes da realização para deixar a mulher mais tranquila e segura. Indicaram que a realização de ações educativas além de na Unidade de Saúde pode melhorar a adesão à realização do exame. Conclusão: é importante que a atuação dos profissionais não se restrinja à Unidade de Saúde, mas também nas comunidades e nos outros espaços frequentados pelas mulheres, com a realização de ações educativas como forma de motivá-las a realizar o exame e a necessidade de reorganizar os processos de trabalho da equipe para reduzir a dificuldade de agendamento do exame.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Journal of Health and Biological Sciences
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publican en esta revista acepta los siguientes términos:
- Autores retienen el copyright y otorguen el diario el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la licencia Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
- Permite que los autores asumir contratos adicionales por separado, para su distribución no exclusiva de la obra publicada en esta versión de diario (ej.: publicar en Repositorio institucional o como un capítulo del libro), con el reconocimiento de autoría y publicación inicial en este diario.
- Autores se permite y se anima a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en tu página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación de trabajos publicados (ver el efecto del acceso abierto).