Saúde Mental e Docência na Pandemia: Pesquisa no Banco de Teses da CAPES
Research in the Thesis Bank of CAPES
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.128.5097.p64-67.2025Palavras-chave:
saúde mental, psiquiatria, docência, pandemiaResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica realizada no Banco de Teses da CAPES, com foco na interseção entre saúde mental e docência durante a pandemia da COVID-19. OBJETIVO: Analisar se há e quais pesquisas contemplam a temática: saúde mental de professores/educadores, principalmente durante o ápice da pandemia da COVID-19. Como objetivo específico, investigar se, dentre as pesquisas desenvolvidas, existem sugestões para o tratamento das dificuldades vivenciadas por docentes. METODOLOGIA: Consistiu em investigar teses e dissertações no catálogo de teses da CAPES. RESULTADOS: Diante dos 23 trabalhos encontrados, pode-se fazer uma avaliação criteriosa de seus respectivos conteúdos, identificando que esse tema é complexo e abrangente, porém escasso, necessitando de mais estudos. CONCLUSÕES: Os achados destacam a importância de abordagens holísticas para apoiar os docentes, identificando fatores desencadeadores e promovendo intervenções direcionadas a mitigar os impactos emocionais negativos durante esse período desafiador.
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