Saúde Mental e Docência na Pandemia: Pesquisa no Banco de Teses da CAPES

Research in the Thesis Bank of CAPES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.128.5097.p64-67.2025

Palavras-chave:

saúde mental, psiquiatria, docência, pandemia

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica realizada no Banco de Teses da CAPES, com foco na interseção entre saúde mental e docência durante a pandemia da COVID-19. OBJETIVO: Analisar se há e quais pesquisas contemplam a temática: saúde mental de professores/educadores, principalmente durante o ápice da pandemia da COVID-19. Como objetivo específico, investigar se, dentre as pesquisas desenvolvidas, existem sugestões para o tratamento das dificuldades vivenciadas por docentes. METODOLOGIA: Consistiu em investigar teses e dissertações no catálogo de teses da CAPES. RESULTADOS: Diante dos 23 trabalhos encontrados, pode-se fazer uma avaliação criteriosa de seus respectivos conteúdos, identificando que esse tema é complexo e abrangente, porém escasso, necessitando de mais estudos. CONCLUSÕES: Os achados destacam a importância de abordagens holísticas para apoiar os docentes, identificando fatores desencadeadores e promovendo intervenções direcionadas a mitigar os impactos emocionais negativos durante esse período desafiador.

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Biografia do Autor

Ana Maria Silveira Brandão, Centro Universitário Christus (Unichristus)

Graduanda curso de fisioterapia unichristus

Jorge Carvalho Brandão, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor doutor da universidade federal do ceará (UFC)

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Publicado

2025-06-20

Edição

Seção

Artigos de Revisão