EFETIVIDADE DO PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ESTUDO DE CASO DE UMA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR EM RONDÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i3.p222-237.2024

Palavras-chave:

sustentabilidade, agroindústria, gestão de custos, viabilidade econômica, ciência e tecnologia

Resumo

Este estudo parte do conceito de desenvolvimento sustentável para refletir sobre sua efetividade na gestão de custos na agroindústria familiar, com foco em uma empresa localizada na região central do estado de Rondônia. O objetivo foi a análise financeira do negócio, por meio do cálculo do lucro e da margem de contribuição. A metodologia envolveu pesquisa de campo, utilizando triangulação de dados por meio de questionários semiestruturados, análise de documentos, oficina participativa e instrumentos da administração rural. Os resultados mostraram que a agroindústria apresentou prejuízo na produção de leite pasteurizado, enquanto o iogurte teve uma margem de lucro considerável. Os custos fixos foram identificados como o principal desafio, representando uma parcela significativa dos investimentos. Conclui-se que a agroindústria contribui para o desenvolvimento local sustentável, sendo necessário para sua maior efetividade: gestão profissional, controle adequado de custos e a disponibilidade de políticas públicas de fomento de itens primários e de desenvolvimento e implementação de ciência e tecnologia a serviço da ampliação da produção de itens manufaturados nas atividades familiares e produtivas no estado de Rondônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clodoaldo de Oliveira Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Doutor em Administração pela Universidade Nacional de Misiones - UNAM - Argentina (2015), validado pela UFRJ (2016). Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos - FEAD/MG (2012). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (Cacoal, 2006) e Licenciatura Plena em Matemática pela UNIR (Ji-Paraná, 1997) Especialista em Matemática e Gestão Escolar. Atualmente é DIRETOR do Campus de Presidente Médici. Professor Adjunto III da UNIR, dos Departamentos: de Engenharia de Pesca e Zootecnia no mesmo Campus. É conselheiro do Conselho Superior de Administração - CONSAD, da Câmara de Políticas de Pessoal e Modernização Administrativa – CPPMA e do Conselho Superior Acadêmico - CONSEA, como vice-presidente da Câmara de Graduação – CamGR. Trabalha com Administração Rural, Economia Rural, Cálculo, Gestão de Custódia, Gestão de Propriedades e Gestão Participativa. Desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão com Agroecologia, agricultura familiar, territorialidades e gestão de propriedades. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Biociências - GPBio; Grupo de Estudo e Pesquisa em Contabilidade e Sustentabilidade de Cacoal - GEPSCAL e; Grupo de Pesquisa Grupo de Estudo em Agroecologia - NEA. http://lattes.cnpq.br/7366892820840582

Cleberson Eller Loose, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Doutor em Administração pela Universidad Nacional de Misiones - UNAM - Argentina (2015), diploma validado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2016). Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - FEAD (2012). Especializado em Auditoria Contábil, pela Faculdade de Pimenta Bueno - RO - FAP (2005). Especializado em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade de Pimenta Bueno - RO - FAP (2007). Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2003). É professor do quadro efetivo da Universidade Federal de Rondônia - Lotado no departamento de Ciências Contábeis do Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles em Cacoal. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Contabilidade e Sustentabilidade de Cacoal (GEPSCAL). Professor titular do Mestrado Profissional em Administração - PROFIAP. Diretor do campus professor Francisco Gonçalves Quiles - UNIR, Cacoal-RO, 2023 a 2027.

Dny Sandra da Silva Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Graduada em Administração pela Universidade de Cuiabá e em Direito e Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia, com pós-graduação em Administração Pública pela Faculdade Educacional da Lapa.  Tem experiência de gestão na área de varejo, tendo atuado como gerente em lojas da franquia Colcci - AMC Textil em Manaus, Cuiabá e Rondônia. Atualmente atua como Servidora Efetiva na Prefeitura Municipal de Cacoal - RO. Sua experiência profissional e interesses acadêmicos tem se restringido atualmente no diálogo entre as ciências gerenciais, em especial destaque para administração e ciências contábeis, com foco em governança e transparência pública.

Douglas Aparecido Bueno, Academia da Força Aérea, Prof. Adjunto

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2010), graduação em Administração - Faculdades Integradas Claretianas (2013), mestrado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (2011) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Atualmente é pesquisador da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor da Academia da Força Aérea. Tem experiência na área de Administração, Direito e Filosofia.

Carolina de Albuquerque, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2021) e Doutora em Ciências (Ambiente e Sociedade) pelo PPGI em Ecologia Aplicada (Esalq/CENA) da Universidade de São Paulo - USP (2017), Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep (2006), Especialista em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCamp (2004) e Bacharel em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes - UMC (2002). Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA/UNIR) e líder do Grupo de Pesquisa Difusa/Unir/CNPq.

Downloads

Publicado

2024-09-10

Como Citar

FREITAS, Clodoaldo de Oliveira; LOOSE, Cleberson Eller; SOUZA, Dny Sandra da Silva; BUENO, Douglas Aparecido; ALBUQUERQUE, Carolina de. EFETIVIDADE DO PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ESTUDO DE CASO DE UMA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR EM RONDÔNIA. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 13, n. 3, p. 222–237, 2024. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i3.p222-237.2024. Disponível em: https://unichristus.emnuvens.com.br/gestao/article/view/5244. Acesso em: 16 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos