PERCEPÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS E AUDITORES FISCAIS SOBRE AS PRIORIDADES PARA A AÇÃO GOVERNAMENTAL NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA PARAÍBA

Autores

  • Ana Maria Vicente da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i3.p157-170.2024

Palavras-chave:

gestão municipal, governança, Paraíba

Resumo

Este trabalho visa analisar a percepção dos gestores municipais e auditores fiscais sobre as prioridades para a ação governamental nos municípios da Paraíba. A investigação utilizou uma análise multicritério, com aplicação do Diagrama de Mudge, abrangendo dois grupos de respondentes: auditores do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE), ligados ao Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (SAGRES), e gestores municipais. Os resultados revelam que, apesar de a literatura adotar um conjunto variado de indicadores para avaliar a gestão municipal, em regiões menos desenvolvidas, os atores governamentais estão mais preocupados em garantir elementos básicos para a população. Solucionar problemas de materialidade, como renda, serviços básicos, saúde e alimentação, é considerado essencial para que a população comece a priorizar aspectos como participação e responsabilização. Essas constatações refletem a realidade econômica e social da região onde a pesquisa foi conduzida: uma área economicamente atrasada, com grandes problemas sociais e uma forte presença de políticas assistencialistas. Indicadores relacionados à participação e interação, apesar de fortemente destacados na literatura, foram menos avaliados por ambos os grupos de respondentes. Isso sugere que, em contextos de maior vulnerabilidade socioeconômica, a atenção governamental tende a se concentrar mais em necessidades imediatas e fundamentais, relegando a segundo plano aspectos de governança que envolvem maior participação cidadã. Conclui-se que, para regiões como a Paraíba, a melhoria das condições básicas de vida é uma prioridade antes de se avançar em questões de participação e responsabilização governamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Vicente da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2021). Especialista em Administração Pública Municipal pela Universidade Federal de Campina Grande (2023). Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2018). Professora substituta na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2024-08-08

Como Citar

SILVA, Ana Maria Vicente da. PERCEPÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS E AUDITORES FISCAIS SOBRE AS PRIORIDADES PARA A AÇÃO GOVERNAMENTAL NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA PARAÍBA. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 13, n. 3, p. 157–170, 2024. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i3.p157-170.2024. Disponível em: https://unichristus.emnuvens.com.br/gestao/article/view/4927. Acesso em: 16 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos