Perspectivas de graduandos de Odontologia de uma universidade pública baiana quanto à inserção no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v12i1.5494.p1-6.2024Palavras-chave:
mercado de trabalho, Odontologia, estudantes de Odontologia, prática profissional, administraçãoResumo
Objetivos: identificar as perspectivas de estudantes de Odontologia de uma universidade pública baiana sobre a inserção no mercado de trabalho. Métodos: realizou-se um estudo transversal, com discentes do sétimo ao décimo período da graduação, que responderam, presencialmente, durante o mês de março de 2023, a um questionário elaborado pelas pesquisadoras. Posteriormente, os dados foram analisados de forma descritiva. Resultados: participaram do estudo 75 graduandos (95,0%), com idade média de 25,1 anos, sendo a maioria mulheres (68,0%). Observou-se que 46,7% deles consideraram o mercado de trabalho bom, mas que depende da qualificação do profissional. Acerca do conhecimento sobre empreendedorismo, os graduandos relataram não ter (52,0%) ou ser insuficiente (45,3%). A maioria deles não se considera preparado para administrar seu consultório (92,0%). Conclusão: os graduandos de Odontologia deste estudo revelaram uma perspectiva positiva em relação ao mercado de trabalho. Todavia, demonstraram insegurança e despreparo quanto à administração e ao gerenciamento do consultório odontológico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Journal of Health & Biological Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos publicados na JHBS são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais.
Este artigo está licenciada sob uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial- Sem Derivações 4.0 Internacional