Atividade de alcaloides inibidores da acetilcolinesterase no tratamento da doença de Alzheimer: uma revisão sistemática

Autores

  • Luana de Mambro Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)
  • Natalia Vasconcelos de Souza Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Wildson Max Barbosa da Silva Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v10i1.4196.p1-10.2022

Palavras-chave:

Alcaloides, Colinesterase, Acetilcolinesterase, Alzheimer, Doenças neurodegenerativas

Resumo

Objetivo: descrever a atividade de inibição da enzima acetilcolinesterase (AChE), por meio de ativos extraídos de alcaloides naturais. Metodologia: este estudo se configura como uma revisão sistemática da literatura, no período de janeiro de 2015 a setembro de 2021, nas bases de dados PUBMED, LILACS e SCIENCE DIRECT, com os descritores Acetylcholinesterase; Alzheimer; Alkaloids. As informações obtidas foram tabuladas para avaliação dos alcaloides inibidores da acetilcolinesterase. Resultados: de 563 artigos encontrados, 17 foram utilizados. Dois deles relataram a atividade de alcaloides inibidores da AChE por meio de ensaios clínicos, enquanto os demais a realizaram por testes in vitro. De 160 substâncias estudadas, 48 apresentaram atividade anticolinesterásica, as quais foram avaliadas de acordo com a sua concentração inibitória média (IC50). Discussão: a eficiência dos alcaloides como inibidores da AChE, provavelmente está relacionada com sua carga positiva no pH do organismo e sua boa biodisponibilidade, tendo como consequência uma atividade duradoura in vivo, em comparação com os medicamentos sintéticos. Conclusão: no presente estudo, foi possível observar uma grande diversidade de substâncias alcalóidicas antiAChE. Contudo, torna-se necessária a realização de mais ensaios in vivo e in vitro para a constatação efetiva da atividade dessas moléculas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana de Mambro, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Graduanda de Biomedicina do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Campus Parque Ecológico, Fortaleza, CE, Brasil.

Natalia Vasconcelos de Souza, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda pelo Programa de Doutorado da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil. 

Wildson Max Barbosa da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-11-22

Como Citar

1.
Mambro L de, Souza NV de, Silva WMB da. Atividade de alcaloides inibidores da acetilcolinesterase no tratamento da doença de Alzheimer: uma revisão sistemática. J Health Biol Sci. [Internet]. 22º de novembro de 2022 [citado 23º de dezembro de 2024];10(1):1-10. Disponível em: https://unichristus.emnuvens.com.br/jhbs/article/view/4196