Prevalência dos acidentes de trânsito no estado de Rondônia, entre 2001 e 2013
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v5i1.1051.p44-55.2017Palavras-chave:
Acidentes de trânsito, Motocicletas, “Lei Seca”, Álcool, Violência no trânsito, MortalidadeResumo
Objetivo: Analisar a prevalência de acidentes de trânsito (AT) no estado de Rondônia e na capital Porto Velho com a influência do Complexo Hidroelétrico Madeira aliado ao impacto do decreto da “Lei Seca”. Metodologia: O estudo é retrospectivo, descritivo, sobre AT que ocorreram entre 2001 e 2013 em Rondônia e em Porto Velho. Os dados foram obtidos nos Anuários Estatísticos do DETRAN-RO. Os dados de mortalidade foram obtidos no Sistema de Informações sobre Mortalidade - DATASUS. Foi realizada revisão bibliográfica nos bancos de dados CAPES e Scielo com os descritores ‘acidentes de trânsito’, ‘mortalidade’ e ‘direção e álcool’. Resultados: No período entre 2001 e 2013, houve aumento de 201% na taxa de mortalidade em Rondônia. A frota de veículos aumentou 297%. Foram 4.849 vítimas fatais. Em Porto Velho, a taxa de mortalidade aumentou 155% entre 2001 e 2008. Encerrou-se o período estudado com crescimento de 1,25%. Entre 2001 e 2013, a frota aumentou 342,7%. Foram 1.161 vítimas fatais. As faixas etárias entre 18 e 29 anos e entre 30 e 59 anos compuseram o número de vítimas fatais mais frequentes. Conclusão: A educação é o passo inicial para a mudança dos hábitos da população, condição necessária para que o número de AT seja reduzido.Downloads
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Publicado
2017-02-24
Como Citar
1.
Barros CH de S, Grillo VTR da S, Tamada H. Prevalência dos acidentes de trânsito no estado de Rondônia, entre 2001 e 2013. J Health Biol Sci. [Internet]. 24º de fevereiro de 2017 [citado 27º de junho de 2025];5(1):44-55. Disponível em: https://unichristus.emnuvens.com.br/jhbs/article/view/1051
Edição
Seção
Artigos Originais
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Copyright (c) 2017 Carlos Henrique de Sant'Ana Barros, Vinicius Tadeu Ramos da Silva Grillo, Horacio Tamada

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