Descrição das causas de adoecimento dos beneficiários de um plano de saúde em telemonitoramento durante a pandemia do COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v13i1.5213.p1-8.2025Palabras clave:
telemonitoramento, controle do paciente a distância, pronto-socorro, COVID-19Resumen
Objetivo: descrever o perfil das causas de adoecimento de uma população percebida em telemonitoramento na pandemia de 2021. Métodos: trata-se de um estudo secundário, observacional, do tipo descritivo, realizado em uma operadora de saúde na cidade de Arapiraca/AL. Resultados: o presente estudo teve o total de 185 alertas de pronto-socorro, dentro do tempo da pesquisa, sendo possível realizar com sucesso 94 TLM de saúde, e, entre esses, quatro foram inativados do plano de saúde durante a pesquisa e 91 não atenderam as ligações ou os contatos estavam indisponíveis. As queixas principais presentes na pesquisa foram: sintomas de gripe e resfriado (n= 30; 27%), dor abdominal (n= 10; 9%), picos hipertensivos (n= 8; 7.2%), queixas articulares (n= 5; 4.5%), dor de cabeça (n= 5; 4.5%) e dores musculares (n= 5; 4.5%). Conclusão: percebeu-se que o conhecimento e a valorização da importância do telemonitoramento de saúde são escassos entre a população estudada, tendo em vista a grande quantidade de indisponibilidade dos contatos telefônicos.
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