Avaliação de progressão da competência de estudantes de medicina na realização de pontos cirúrgicos em simulador de laparoscopia
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v7i4.2497.p351-358.2019Palabras clave:
Cirurgia laparoscópica, Treinamento por simulação, Educação médica, Habilidade cirúrgicaResumen
Objetivo: avaliar a progressão da competência e a curva de aprendizagem de estudantes de Medicina submetidos a treinamento para a realização de nós e pontos cirúrgicos. Métodos: estudo prospectivo, longitudinal, intervencionista, realizado de abril/2016 a janeiro/2017, com a participação de 29 estudantes de Medicina, do primeiro ao terceiro ano, com progressão de habilidades para realização de nós e pontos laparoscópicos em ambiente de simulação em quatro etapas, com duração de 16 horas. Foi estabelecida a tarefa de realizar pontos laparoscópicos, com cinco seminós, em molde de sutura, em 18 minutos. Foram realizados os testes de ANOVA, Mann-Whitney e o qui-quadrado. Foram realizadas regressões lineares simples e múltiplas, sendo consideradas significativas as comparações com valor de p ≤ 0,05. Resultados: foram analisadas as médias do número de seminós (1,0 a 14,0, (IC-95%) 4,49 (3,80/5,19), pontos laparoscópicos intracorpóreos (0,1 a 2,7, (IC-95%) 0,87 (0,72/1,02), os tamanhos dos cotos dos fios (0,1 a 2,9, (IC-95%) 0,95 (0,72/1,18) e ajustes dos seminós iniciais (0,2 a 2,9, (IC-95%) 0,92 (0,76/1,07) e sequenciais (0,3 a 10,0, (IC-95%) 3,32 (2,84/3,80), entre as etapas do treinamento. Houve significância estatística em todos os parâmetros avaliados. A progressão na execução de pontos laparoscópicos foi evidente com coeficiente de regressão linear igual a 0,511. A curva de aprendizagem demonstrou que 96,3% dos estudantes realizaram, pelo menos, um ponto laparoscópico ao final do treinamento. Conclusão: o estudo revelou que os alunos apresentaram progressão na competência e evolução na curva de aprendizagem na realização de pontos laparoscópicos em ambiente de simulação ao final do treinamento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Journal of Health and Biological Sciences

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.