Ética no atendimento de enfermagem na unidade de terapia intensiva no contexto da pandemia pelo novo coronavírus
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v12i1.5236.p1-6.2024Resumo
Objetivo: Identificar a percepção da equipe de enfermagem atuante em uma unidade de terapia intensiva sobre as questões éticas que envolveram o atendimento de pessoas infectadas pelo Covid 19. Método: Estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa. Resultados: Participaram da pesquisa seis técnicas de enfermagem e uma enfermeira, na faixa etária 30 a 40 anos, com tempo de atuação superior a seis meses na UTI Covid. Entre as questões éticas percebidas pelo grupo investigado, a impotência e a tristeza por não conseguir salvar uma vida; medo de adquirir Covid 19 ao realizar o cuidado e por conseguinte transmitir aos familiares e a satisfação em reverter a doença dos acometidos pela gravidade da infecção, foram sentimentos exaltados. As situações vividas junto as famílias das vítimas pelo Covid 19, as quais desencadearam sintomas de ansiedade na equipe pesquisada, foram apontadas como dilemas éticos vivenciados. Destarte, a união da equipe, interdisciplinar e de enfermagem, pareceu ter contribuído beneficamente para o desenvolvimento do trabalho. Conclusão: As questões éticas percebidas pelas participantes no estudo envolveram a satisfação no sucesso do tratamento, e em grande proporção, o sentimento de impotência pelo agravamento e ou óbito das vítimas pelo Covid 19. Enaltecendo a grandeza das investigadas, reconhece-se um grupo imerso em um ambiente laboral envolvido em um processo de trabalho rico em superação de valores e princípios, e com potencialidade para a incorporação de novos valores e virtudes morais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Journal of Health & Biological Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos publicados na JHBS são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais.
Este artigo está licenciada sob uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial- Sem Derivações 4.0 Internacional