A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA COMO RESPOSTA À INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA DIGITAL NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.127.5758.p26-28.2024

Palabras clave:

projeto de extensão, Bullying, Cyberbullying, comunicação não violenta

Resumen

Este trabalho relata experiência sobre proposta e implementação de Projeto de Extensão no Curso de Direito da Faculdade Christus Eusébio, com a finalidade de estimular boas práticas em comunicação não violenta, em resposta a relatos de casos de intimidação sistemática, bullying e cyberbullying, envolvendo alunos de ensino médio de escola municipal. Para atingir esse objetivo, apresentou-se proposta inicial de estudo aprofundado interdisciplinar, envolvendo a gestão consensual de conflitos e a psicologia jurídica aos discentes extensionistas. O produto resultante da prática foi a elaboração de uma cartilha digital informativa, com quiz interativo, e o uso de metodologias ativas, pessoalmente apresentado pelos alunos na Escola Ana Bezerra de Sá.

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Biografía del autor/a

Ana Vládia Holanda Cruz, Faculdade Christus Eusebio

Léa Magalhães Barsi Fontenelle

Mestra em Direito e Gestão de Conflitos

Coordenadora de Extensão e professora da Faculdade Christus Eusébio

Auxiliar Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

Advogada

 

Ana Vládia Holanda Cruz

Doutora (2014) e Mestre (2010) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada na Universidade de Fortaleza. Foi bolsista na modalidade Programa Institucional de Doutorado Sanduiche no Exterior (PDSE - CAPES) na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS/CEIFR). Atua em Psicologia Social, Direitos Humanos e Psicologia na Interface com a Justiça. Atualmente é professora na UniChristus nos cursos de Psicologia e Direito.

Publicado

2025-04-30

Número

Sección

Relatos de Caso/Experiência