Perspectivas da tradução do conhecimento relacionado às doenças crônicas não transmissíveis

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.128.5210.p57-60.2025

Palabras clave:

Conhecimento Traduzido, Educação em saúde, condições crônicas

Resumen

A Tradução do Conhecimento (TC) é caracterizada como sendo resultado e um processo participativo e dinâmico que envolve uma síntese, intercâmbio e aplicação de saberes novos. É resultante do envolvimento de vários fatores os quais estão presentes nos diferentes níveis de atenção do sistema de saúde, as falhas ocasionadas durante o processo de transmissão, juntamente com a não tradução do conhecimento colabora para o surgimento de processos falhos em saúde e, especialmente na Promoção da Saúde e nos cuidados ofertados aos usuários da atenção primaria a saúde em especial os que possuem Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) que necessitam de cuidado integral e continuo. O estudo visou relatar as experiências do projeto de pesquisa intitulado: CUIDAR – qualificação do cuidado integral em doenças crônicas no Agreste Potiguar e a percepção dos discentes participantes acerca da elaboração de materiais com base na TC com enfoque nas DCNT. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. A vivência no projeto possibilitou o desenvolvimento de materiais – podcasts, infográficos, resumos leigo e produções audiovisuais – com enfoque a perspectiva da TC, que visa possibilitar e auxiliar os profissionais de saúde no desenvolvimento de ações e estratégias voltadas aos pacientes com DCNT - diabetes, hipertensão arterial e obesidade. Com base nos relatos verifica-se que a TC é um processo de reflexão na transmissão do conteúdo e facilita o a disseminação e troca dos conhecimentos, resultando em inúmeros benefícios para os usuários e melhorias nos serviços de saúde ofertado.

 

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Biografía del autor/a

Rávila Suênia Bezerra da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ FACISA – UFRN

Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ FACISA – UFRN. Mestre em saúde coletiva pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi- FACISA / UFRN, Santa Cruz, Rio Grande do Norte, RN. Departamento de Saúde Coletiva. Especialista em Saúde Coletiva pela CINTEP/PB. Fisioterapeuta, Faculdade de Ciências Médicas da Paraiba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Gilson Carlos Fernandes Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ FACISA – UFRN

Graduando em Enfermagem pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - FACISA/UFRN, Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil. Técnico Integrado em Informática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Loren Aryelly Araújo Dantas , Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ FACISA – UFRN

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - FACISA/UFRN, Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil. Técnica Integrado em Alimentos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN.

Rebeca Izabel Dantas Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ FACISA – UFRN

Graduada em Psicologia, pela Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - FACISA/UFRN, Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil.

Anna Cecília Queiroz de Medeiros , Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ FACISA – UFRN

Nutricionista. Doutora em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil. Docente da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, RN, Brasil.

Thaiz Mattos Sureira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ FACISA – UFRN

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo/EPM. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo/EPM, São Paulo, São Paulo, Brasil. Nutricionista. Docente na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA /UFRN), Santa Cruz, Rio Grande do Norte, Brasil.

Adriana Gomes Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ FACISA – UFRN

Fisioterapeuta. Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Docente no Departamento de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Publicado

2025-06-20

Número

Sección

Artigos Originais