Formação socioemocional docente: uma análise comparativa

Autores/as

  • Geórgia Maria Feitosa e Paiva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. https://orcid.org/0000-0002-2915-9416
  • Margarida Maria Vieira Rosa Instituto Politécnico de Tomar
  • Selênia Maria Feitosa e Paiva Unichristus

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.125.4871.p39-41.2024

Palabras clave:

formação docente, competências socioemocionais, escola privada, escola pública

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar as medidas tomadas pela gestão escolar para desenvolver formações para o desenvolvimento das competências socioemocionais dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública e em uma escola privada sediadas na cidade de Fortaleza - CE. Além da revisão bibliográfica (Bar-On, 1997; Delors, 2010; Gardner, 1983, 1995; Goleman 1995; Jennings; Greenberg, 2009; Estanislau, G. M.; Bressan, R. A., 2014), entre outros, foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e comparativa, pela qual observamos como se deu a construção desse saber docente nas escolas pesquisadas. A partir das entrevistas realizadas com as gestoras das escolas, constatamos que, embora conheçam sobre a importância das competências socioemocionais dos docentes, houve confusão entre apoio psicológico e desenvolvimento dessas competências junto ao público docente; elas relataram que os docentes têm acesso limitado a informações relativas ao desenvolvimento socioemocional. Portanto, faz-se necessária uma proposta de formação para o desenvolvimento das competências socioemocionais dos professores das escolas pesquisadas.
Palavras-chave: formação docente; competências socioemocionais; escola privada; escola pública.

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Publicado

2024-09-11

Número

Sección

Artigos Originais