Eu, professor (x) de Ciências: reflexões para constituição e formação docente igualitária

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.125.4939.p36-38.2024

Keywords:

formação de professores, questões de gênero, educação científica

Abstract

A formação do profissional docente é constituída por elementos que compõem a sua identidade, de modo que as práticas pedagógicas são permeadas por subjetividades que alcançam um espaço para além da reprodução de conceitos. No bojo das subjetividades, evidenciamos as questões de gênero na formação de professoras/es de Ciências e as potenciais contribuições dessa discussão. Neste estudo, são consideradas as desigualdades de gênero, enquanto elemento central na baixa representação da participação das mulheres nos espaços de poder, que revelam a forma como estas se apropriam, produzem e disseminam os saberes científicos, muitas vezes, relegadas a um espaço que não permite exercerem o seu protagonismo. Buscamos dialogar com autores do campo da Educação e da Educação em Ciências em busca de provocar reflexões que possam contribuir com a formação e a atuação docentes. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa com perspectiva crítica que enfocou a inserção da temática das desigualdades de gênero na formação de professores, considerando a natureza dinâmica da constituição docente.
Palavras-chave: formação de professores; questões de gênero; educação científica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Suelem Maquiné Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Professora Me. Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino – RENOEN

Leonardo Figueiredo Soares, Universidade Federal do Ceará

Professor Me. Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE), Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino – RENOEN

Raquel Crosara Maia Leite, Universidade Federal do Ceará

Professora. Dra. Faculdade de Educação/Departamento de Teoria e Prática do Ensino, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil.

Maria Goretti de Vasconcelos Silva, Universidade Federal do Ceará

Professora. Dra. Departamento de Química Analítica e Físico-Química, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil.

 

Published

2024-09-11

Issue

Section

Artigos Originais