ReGeA (2024-3) EDITORIAL: Implicações da visão sistêmica e da ascensão de novas tecnologias na divulgação científica

2024-10-21

ReGeA (2024-3) EDITORIAL: Implicações da visão sistêmica e da ascensão de novas tecnologias na divulgação científica

 À semelhança da visão sistêmica da vida e suas redes de interações complexas, a coevolução da sociedade e da ciência requer uma gestão além de abordagens fragmentadas e reducionistas de seus atores, seja a universidade, seja as políticas públicas que envolvem a ciência, tendo em vista que necessitam enfrentar os novos desafios do cenário contemporâneo.

Segundo Capra e Luisi (2020), adotar uma abordagem sistêmica e interdisciplinar para discutir questões complexas é essencial, tendo em vista que, por meio das interações e das relações entre diferentes elementos do sistema, é possível obter uma visão mais abrangente e holística, identificando as alavancas estratégicas para promover mudanças positivas.

Em se tratando de fazer ciência e, mais especificamente, do modo de as pesquisas serem realizadas com seus resultados mais compreensíveis e disponibilizados ao público geral, crescem as discussões acerca da ampliação e da inter-relação entre os saberes, concomitante com os debates sobre ascensão de novas tecnologias e da busca por modelos de gestão mais efetivos.

Nesse cenário, têm-se implementado ações que possibilitem que a divulgação científica atenda a tais demandas, a exemplo do surgimento dos periódicos digitais, a criação de repositórios da web e o crescimento do acesso livre à informação científica e, por assim dizer, permitindo uma maior divulgação dos resultados das pesquisas com a sociedade.

Em função do quadro apresentado, a partir dessa edição comemorativa de dez anos da Revista Gestão em Análise (ReGeA) sob a nossa gestão, alargaremos o escopo deste periódico para além das áreas de administração, gestão e ciências contábeis, o que contará com os saberes de tecnologias, ciências da informação e engenharia de produção. Para tanto, juntar-se-á à equipe de editores da ReGeA, a professora Carla Katarina de Monteiro Marques, que tem pós-doutorado pela UdeM (Department of Computer Engineering, University Polytechnique of Montreal, Canadá) e, atualmente, é professora titular do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Saudações acadêmicas,

Arnaldo Fernandes Matos Coelho – Editor Científico - Gestão

Carla Katarina de Monteiro Marques – Editora Científica - Tecnologias

Laodicéia Amorim Weersma – Editora Executiva e Inovação

 REFERÊNCIAS

CAPRA, Fritjof; LUISI, Pier Luigi. A visão sistêmica da vida: uma concepção unificada e suas implicações filosóficas, políticas, sociais e econômicas. São Paulo: Cultrix, 2020.

DOI: https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i3.p5-6.2024