Tratamento da depressão pós-parto no Brasil
uma revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v13i1.5504.pe5504.2025Palavras-chave:
depressão pós-parto, puerpério, tratamento, saúde da mulherResumo
Objetivo: apresentar as estratégias indicadas no Brasil para o tratamento da depressão pós-parto e sua prevenção. Métodos: busca nas bases de dados da BVS, Scielo e PubMed, com os descritores: “depressão pós-parto e tratamento”, “depressão puerperal e tratamento”, em que foram selecionados artigos em português, nacionais, completos e publicados nos últimos 5 anos. Resultados: os tratamentos mais indicados para a DPP no Brasil são: antidepressivos e psicoterapia, com ênfase na psicoeducação e nos grupos de troca de experiência. Ressalta-se a importância dos profissionais de saúde em identificar a psicopatologia precocemente. Conclusão: a associação entre psicoterapia e o uso de antidepressivos pode ser a melhor estratégia de tratamento para a DPP, além da necessidade de apoio psicossocial nos serviços públicos de saúde para a prevenção e o tratamento da psicopatologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Journal of Health & Biological Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
JHBS permite que o (s) autor (es) mantenha(m) seus direitos autorais sem restrições. A revista é regida pela licença CC-BY-NC