Cisto epidermoide do testículo

relato de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v12i1.5348.p1-3.2024

Resumo

Introdução: a neoplasia testicular é pouco frequente e o cisto epidermoide é uma lesão benigna rara. A cirurgia poupadora de testículo deve ser realizada quando evidenciada essa lesão no exame de imagem. Relato do caso: homem de 31 anos, com nódulo indolor no testículo esquerdo. A ultrassonografia revelou nódulo de 3,2 cm, com margens irregulares e sinais de fluxo ao Doppler. Os marcadores tumorais eram normais. Realizou-se orquiectomia radical esquerda cujo anatomopatológico evidenciou achados compatíveis com cisto epidermoide. Considerações finais: melhorias nos exames de imagem auxiliarão na precisão diagnóstica para realização de tratamento menos agressivo para esse tipo de lesão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabela Silva Brito, Faculdade de Medicina de Itajubá

Médica pela Faculdade de Medicina de Itajubá.

Rodrigo Petrim Cruz, Faculdade de Medicina de Itajubá

Médico pela Faculdade de Medicina de Itajubá.

Paulo Walison de Paula, Santa Casa de Misericórdia de Itajubá

Médico Urologista da Santa Casa de Misericórdia de Itajubá  e do Hospital Municipal Dr Mário Gatti.

José Henrique Gomes Torres, Universidade Federal de São Paulo / Aluno de doutorado

Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional, Departamento de Medicina, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Docente da Faculdade de Medicina de Itajubá.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

1.
Silva Brito I, Petrim Cruz R, Walison de Paula P, Gomes Torres JH. Cisto epidermoide do testículo: relato de caso. J Health Biol Sci. [Internet]. 3º de setembro de 2024 [citado 16º de outubro de 2024];12(1):1-3. Disponível em: https://unichristus.emnuvens.com.br/jhbs/article/view/5348