Caracterização do perfil sociodemográfico dos usuários de profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) no Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v12i1.5194.p1-7.2024

Palavras-chave:

profilaxia, pré-exposição, controle de doenças transmissíveis, epidemiologia descritiva, fármacos Anti-HIV, saúde sexual

Resumo

Introdução: a PrEP é uma estratégia de prevenção biomédica que consiste no uso de antirretrovirais (ARV) orais com o objetivo de mitigar o risco de adquirir o HIV e, consequentemente, de desenvolver a AIDS. O presente estudo tem como objetivo descrever o perfil sociodemográfico dos usuários com dispensação da PrEP no Ceará, no período de 2018 a 2023. Métodos: trata-se de um estudo transversal descritivo. Os dados foram obtidos por meio do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DATHI) do Ministério da Saúde por meio do Painel de monitoramento da PrEP. Resultados: observou-se um predomínio de usuários gays e homens que fazem sexo com homens, mas não se consideram gays; autodeclarados como pardos, com alta escolaridade e com faixa etária entre 30 e 39 anos. As dispensações da PrEP apresentaram progressão no período analisado, apesar dos anos de pandemia. Conclusão: embora a PrEP tenha-se mostrado eficaz no controle e declínio no número de infecções pelo HIV, esses dados demonstram que há uma lacuna entre quem se beneficia dela. É um desafio fazer com que a PrEP chegue a quem se pode beneficiar dela e com maior probabilidade de exposição ao HIV indivíduos de baixa escolaridade, pessoas trans, travestis, jovens adultos /adolescentes e não brancos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Wilson Lira Junior, Uuniversidade Federal do Ceará

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Especialista Residente no Programa de Residência Integrada da Saúde em Saúde Coletiva da Escola de Saúde Pública do Ceará (2021). Especialista em Enfermagem Ginecológica e Obstétrica pela Faculdade de Quixeramobim -UNIQ (2019). Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí- UFPI/CAFS (2016). Atuou como preceptor da disciplina de Saúde do Idoso do curso de Enfermagem na Faculdade Princesa do Oeste - FPO.

Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio, Universidade Federal do Ceará

urgel Dias Florêncio

Docente Adjunto C da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Enfermeira 2012.1 (UFC) e Cirurgiã-dentista 2023.2 (Uninassau); Mestre em Microbiologia Médica 2014.1 (UFC), Doutora em Saúde Coletiva (2018.2)(UFC). Docente da Pós-graduação em Saúde Pública (UFC);Membro do projeto de pesquisa GEDA (Grupo de estudos das doenças Antropozoonóticas) e do grupo de pesquisa em Violência e Promoção da Saúde e Populações vulneráveis, ambos da UFC. Coordenadora da Liga em Saúde da Família (LISF) da UFC (2019 - xx).Tutora do PET Saúde UFC (2023- 2023).

Nágila Tatielle Rocha Abreu , Universidade Federal do Ceará

Fisitoerapeuta, Mestra em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2024). Pós-graduada na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (2023) e Saúde Coletiva (2021) pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Estácio do Ceará como bolsista integral do PROUNI (2018). Técnica em Informática pela Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira (2011). 

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

1.
Lira Junior JW, Gurgel Dias Florêncio CM, Rocha Abreu NT. Caracterização do perfil sociodemográfico dos usuários de profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) no Ceará. J Health Biol Sci. [Internet]. 29º de agosto de 2024 [citado 21º de novembro de 2024];12(1):1-7. Disponível em: https://unichristus.emnuvens.com.br/jhbs/article/view/5194