Disponibilidade para aprendizagem interprofissional em cursos de saúde em uma faculdade do nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v11i1.4346.p1-13.2023Palavras-chave:
Educação Superior, Relações interprofissionais, Educação interprofissional, Estudantes.Resumo
Objetivo: verificar a disponibilidade dos estudantes dos cursos de saúde, de instituição de ensino superior do nordeste brasileiro, para o aprendizado interprofissional e as práticas colaborativas como fundamento de estratégias formativas. Método: o estudo trata de uma pesquisa descritiva-analítica e de caráter quantitativo com universo composto por 356 estudantes de cursos de saúde, como enfermagem, farmácia, fisioterapia, odontologia, educação física, nutrição e psicologia. Foi aplicado o questionário online Readiness Interprofessional Learning Scalel , com 27 questões sociodemográficas e vivência acadêmica com tabulação e análise no Software Statistical Package for the Social Sciences 13.0. Foram realizados os testes de Kolmogorov-Smirnov e Mann-Whitney. Resultados: dos 349 estudantes participantes, destaca-se que 14,6% afirmaram ter participado de atividades extracurriculares diversas juntamente com estudantes de outros cursos, e 5,7% ter participado de forma compartilhada, interagindo com estudantes de outros cursos em estágio curricular. Conclusao: Os estudantes apresentam disponibilidade positiva para a Educação Interprofissional, tornando propício para as Instituições de Ensino Superior realizarem adaptações curriculares.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2023-06-12
Como Citar
1.
Feitosa CAL, Gomes N de PCP, Silva RM da. Disponibilidade para aprendizagem interprofissional em cursos de saúde em uma faculdade do nordeste brasileiro. J Health Biol Sci. [Internet]. 12º de junho de 2023 [citado 27º de junho de 2025];11(1):1-13. Disponível em: https://unichristus.emnuvens.com.br/jhbs/article/view/4346
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2023 Cleyton Anderson Leite Feitosa, Neciula de Paula Carneiro Porto Gomes, Reneide Muniz da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.