Metodologias de ensino utilizadas em um programa de residência médica em ginecologia e obstetrícia
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5606.p84-89.2024Palavras-chave:
Educação médica, Aprendizagem ativa, Residência médica, Metodologias de Ensino, PreceptoriaResumo
Introdução: A utilização de metodologias ativas de ensino tem demonstrado potencial nos programas de residência médica, por se caracterizar como uma estratégia de ensino capaz de proporcionar uma educação crítico-reflexiva na atenção à saúde. Objetivo: Analisar as potencialidades e fragilidades do uso de metodologias ativas de ensino na formação acadêmica na perspectiva dos médicos residentes em Ginecologia e Obstetrícia. Método: Estudo de natureza qualitativa realizado com residentes de um programa de residência no nordeste do Brasil. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário com dados sociodemográficos e acadêmicos, bem como roteiro de entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados através da técnica de Análise Temática de Conteúdo proposta por Minayo. A pesquisa foi aprovada sob o CAAE número 45242721.9.0000.5569 Resultados e Discussão: Participaram onze residentes, com idade variando entre 23 e 40 anos. A maior parte dos entrevistados encontrava-se no primeiro e segundo anos de residência e pertencia ao gênero feminino. Os residentes apontam para a força das metodologias ativas nos processos formativos dentro da área da saúde e chamam a atenção que tais metodologias precisam ser inseridas nos cursos de graduação. Por outro lado, ressaltam que é necessário quebrar paradigmas para abraçar o novo, uma vez que todos os entrevistados vieram de uma formação com método tradicional de ensino. Conclusão: Há uma necessidade em considerar a mudança das metodologias tradicionais, visando potencializar a formação prática, humanizada, crítica, capaz de atuar sobre princípios éticos e compromissado com a cidadania.
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