QUESTIONAMENTOS TÓXICOS NO ENSINO DE MEDICINA: IMPACTOS NEGATIVOS E ESTRATÉGIAS PARA QUESTIONAMENTOS CONSTRUTIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.128.5165.p41-44.2025

Palavras-chave:

estudantes de medicina, educação médica, ensino, docentes

Resumo

Introdução: No ensino médico, o questionamento direcionado aos alunos possui potencial para facilitar a aprendizagem, porém também existe o risco de gerar sensação de humilhação, ansiedade e estresse. O uso de questionamentos cada vez mais difíceis, por parte dos professores, é conhecido como questionamento tóxico. Essa prática pode impactar negativamente a aprendizagem dos estudantes. Educadores devem ser orientados sobre comunicação e intenções durante o ensino. O estudo destaca danos causados por essa prática e propõe estratégias para questionar os alunos de maneira construtiva Métodos: Revisão integrativa da literatura, de artigos publicados entre 2014 e 2024, utilizando os descritores "Pimping", "Toxic quizzing" e “Medical students”, por meio da expressão booleana “AND”.  O intuito de identificar os prejuízos do uso de questionamentos tóxicos na medicina e como modificá-los e torná-los construtivos para o ensino. Resultados: Após a identificação de 24 artigos e eliminação de 19 destes, foram selecionados 5 estudos, os quais serviram de base para a divisão de 2 eixos temáticos a serem discutidos: Impactos negativos dos questionamentos tóxicos e Estratégias para questionamentos construtivos. Conclusão: O uso de perguntas é um método válido de ensino e continua sendo uma ferramenta importante para estimular o aprendizado, porém é crucial o emprego bem intencionado de tal método acadêmico, com o intuito de estimular a participação dos alunos e promover um ambiente de ensino saudável.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Lima Maciel Feitosa, Centro Universitário Christus - Unichristus

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário Christus - Unichristus

Leticia Chaves Macedo, Centro Universitário Christus - Unichristus

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário Christus - Unichristus

Mahana Gurgel Barreira Porto, Centro Universitário Christus - Unichristus

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário Christus -UNICHRISTUS

Jesamar Correia Matos Filho, Centro Universitário Christus - Unichristus

Acadêmico de Medicina do Centro Universitário Christus - Unichristus

Caio César Otôni Espíndola Rocha, Centro Universitário CHRISTUS

Professor do Curso de Medicina do Centro Universitário Christus (Unichristus). Mestrando Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais. Fortaleza - CE

Downloads

Publicado

2025-05-30

Edição

Seção

Artigos de Revisão